"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." Carlos Drummond de Andrade





terça-feira, 7 de abril de 2009

Trabalho sobre Pirâmides Alimentares

Texto do projeto: Professora Carmen Lúcia




TRABALHO SOBRE PIRÂMIDES ALIMENTARES - Alunos da 7ª Série do EF.



OBJETIVO:
Construir uma pirâmide alimentar e apresentar um texto sobre a origem da pirâmide e o tipo de dieta sugerida.


MATERIAL:
- folha de papel pardo ou outro tipo de folha (a critério do grupo);- figuras de alimentos recortadas de revistas, encartes de supermercados, etc.;- tesoura;- cola;- pincéis ou canetinhas;- régua.


Nº DE GRUPOS:
5 a 8 grupos nos outros 7ªs ou de acordo com a instrução do professor(a).


PROCEDIMENTO:
Os alunos deverão:
- desenhar uma pirâmide alimentar e ilustrá-la para fazer um cartaz;- indicar o nome da pirâmide e também a sua composição (tipos de alimentos: frutas, verduras, leguminosas, carnes,...)- preparar um texto (em uma folha de papel A4), explicando a composição nutricional e a origem da pirâmide.A pirâmide e o texto deverão ser entregues à(o) professor(a) para serem avaliados (conteúdo, ortografia, concordância, estética, ...). Depois de corrigidos, o trabalho será devolvido aos alunos para que eles refaçam alguma coisa, se necessário, e o apresentem à turma. Após a apresentação, o trabalho será exposto em sala de aula (cartaz e texto).
VALOR: 2,0 pontos (3º período); 60% para a pirâmide, 30% para o texto e 10% para a apresentação oral. A nota total poderá ser diminuída em função da execução do trabalho (comportamento inadequado durante a realização do trabalho em sala de aula: brincadeiras, esquecimento de material, ...).


PERÍODO DE REALIZAÇÃO E ENTREGA:


De acordo com orientação dos professores
OBS.: Os melhores trabalhos (uma pirâmide de cada tipo, comparando todas as turmas de cada professor – será exibido fora da sala, nos murais externos.


PIRÂMIDES SUGERIDAS;
PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 1992)PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 2005)PIRÂMIDE ALIMENTAR DE HARVARD (Nova Pirâmide Alimentar)PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRAPIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRÂNEAPIRÂMIDE ALIMENTAR ASIÁTICAPIRÂMIDE ALIMENTAR OVOLACTOVEGETARIANA OU A VEGETARIANA

Nenhum comentário:

O que mais temo é o medo, não o fracasso! É não ir a luta com determinação.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" (Paulo Freire)