"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." Carlos Drummond de Andrade





sábado, 20 de setembro de 2008

INSURREIÇÃO

Para muitas pessoas, "os judeus foram para as câmaras de gás como ovelhas para o abate". O Filme "Insurreição" ("Uprising", no original) mostra que os judeus também resistiram. Produção americana de 2001, o filme conta a história do famoso "Levante do Gueto de Varsóvia", ocorrido em 1943, na Polônia, contra a ocupação nazista alemã e suas práticas de assassinato.

Em 1943 os judeus do Gueto polonês já sabiam que milhares estavam sendo exterminados em campos de concentração não muito distante dali, como o de Treblinka. Organizados e com ajuda externa ao Gueto, os judeus ensaiaram uma heróica batalha contra os nazistas. A revolta foi esmagada pela SS. Os líderes foram mortos, mas a saga permanece uma memória bastante forte.

Cada etapa do levante foi retratado com muitos detalhes pelo diretor Jon Avnet, em um filme de duas horas e meia. O elenco conta com os veteranos Jon Voight e Donald Suterland, além do astro da série Friends, David Schwimmer. Embora feito para a televisão, "Insurreição" contou com um bom orçamento e consegue fisgar o espectador através de um roteiro bem elaborado e boas atuações.

Nenhum comentário:

O que mais temo é o medo, não o fracasso! É não ir a luta com determinação.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" (Paulo Freire)